sábado, 20 de novembro de 2010

Les Recettes de Marie - Pargo com Abobrinha e Molho Agridoce


Eu sou fã, mas fã mesmo, do Claude Troisgos que apresenta o Que Marravilha!. Há alguns dias assisti a um programa em que ele ensinava a fazer um peixe pargo em escamas, com berinjelas confitadas no mel e molho de tomate agridoce. Fiquei com água na boca pra experimentar essa delícia. Bom, comprei o peixão,  e fiz uma adaptação com os ingredientes que tinha em casa. Claro que o do Claude ficou 1000 vezes mais bonito, mas o que importa é que o marido aprovou!

Na minha versão, substitui a beringela por abobrinhas e o vinagre por molho shoyu. Adicionei um pedaço de cenoura cozida ao molho de tomate pra diminuir a quantidade do mel, que é mais calórico. Espero que o Claude não fique bravo...






Ingredientes (para 2 pessoas):

1 Peixe Pargo grande com escamas
1 Abobrinha fatiada (8 fatias)
4 Tomates
1 cebola
1/2 cenoura
Alho
Tomilho
Azeite
Alecrim
1/2 vidro de Shoyu
2 colheres de sopa de mel 
Pimenta do Reino
Sal
1/2 colher de sopa de urucum

Preparo:

Tempere o peixe com sal e pimenta e abra as escamas com o dedo. Esquente o azeite e frite o peixe primeiro do lado da escama até que ela fique tostada e crocante. Vire e frite do outro lado até que a carne  fique esbranquiçada.

Ferva molho shoyu com o mel, pimenta amassada, e tomilho.

Numa frigideira com um fio de azeite, doure as fatias de abobrinha com um pouco de sal e pimenta.

Puxe no azeite o alho e a cebola. Coloque os tomates em cubo, sem pele e sem semente e o urucum. Adicione a cenoura em pequenos pedaços. Adicione aos poucos o caldo de shoyu (mais ou menos 2 colheres de sopa - experimenta até que fique delicadamente doce) e ferva até que a cenoura fique cozida. Bata no liquidificador e tempere.

Disponha o molho de tomate no centro do prato. Esquente as abobrinhas com o shoyu no forno e coloque-as no centro do molho. Ponha o peixe crocante em cima. Decorei com salsinha e urucum.














Um comentário: