quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Conceito

Tá até meio repetitivo: todo mundo falando que a moda retrô e  vintage chegaram pra ficar. Essas palavras tem sido utilizadas over and over pra identificar roupas, objetos, estampas...

Eu sou suspeita pra falar. Adoro! Gosto muito do mix de coisas antiguinhas com outras modernas. Tenhos móveis pés palito e adoro aquela sensação de nostalgia que objetos com cara do passado trazem.

Só que tá rolando muita confusão por aí, afinal, essas palavras não são sinônimos! Vintage é uma palavra que eu acho muito poética por ter sido emprestada da vinicultura. Significa algo como boa safra. É atributo de algo de algumas décadas passadas, original. Retrô, por sua vez, é a característica dada a algo novo, que tem estética inspirada nas décadas passadas. Resumindo: vintage é a coisa velha com cara de nova e retrô é a coisa nova com cara de velha... Deu pra entender?

Ventilador Vintage. Original dos anos 50, funcionando e lindoooooo!
Cigarreira Vintage. Indiana,original dos anos 70. Uma relíquia multi funcional.

 Capa de Caixa de Fósforo Vintage. Autêntica caixinha da década de 70. Um objeto muito especial.



Caixa  Retrô. Inspirada nas pin ups do passado, mas muito atual.

Relógio Retrô. Um mix muito bacana de um ídolo do passado, numa diagramação atual, pixelizada.

Perfumeiro Retrô. Quer coisa mais cara de vó do que esses perfumeiros?

3 comentários:

  1. Eu adoro os dois conceitos, mas realmente tem muita confusão. Ja vi até lojas confundindo isso na hora de conceituar seus produtos. Mas aos poucos as pessoas vão aprendendo né? Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. finalmente eu aprendi a diferença.. obrigada!! rs

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Aprendi a diferença haha! As peças estão lindas! Beijos

    ResponderExcluir