quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sumi-ê

Sumi-ê é uma técnica de pintura oriental surgida na China no século II da era cristã. Da China o sumi-ê foi levado ao Japão onde tornou-se mais difundido. A palavra tem raiz japonesa e significa pintura com tinta.O sumi-ê tem suas raízes na caligrafia chinesa; as pinceladas aprendidas na caligrafia são as mesmas utilizadas na pintura.


O sumi-ê representa não somente uma bela e singular forma de arte, mas também uma filosofia. Enquanto a maioria da pintura ocidental clássica teve como meta a descrição realista do mundo e seus objetos, o sumi-ê sempre foi expressão de percepção do artista. Pintores tentando capturar a essência de um objeto, pessoa, ou paisagem: mais importância para a sugestão que para o realismo.

A filosofia da pintura Sumi-ê é passar para o papel o espírito de um objeto, não existindo pretensão para criar uma obra realista. Cada pincelada deve estar cheia de energia, cada traço têm que mostrar sua vitalidade e vida. Um ponto não representa uma águia ou um traço o Monte Fuji. O ponto é um pássaro e o traço é a montanha.



Fiquei deslumbrada com o resultado, com o traço etéreo, repleto de delicadeza. Também me encantei com o material necessário. O próprio kit já é arte em si. Na loja virtual Les  Choses de Marie garimpamos e conseguimos um estojo maravilhoso. Na verdade é um produto pra se ter em casa, pra se presentear, pra se apaixonar, mesmo que o dono não tenha pretensões de realizar um trabalho especial como esse.









2 comentários: