segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Degustação

O povo sempre gosta quando a gente fala sobre apartamentos pequeninos. Claro, né? Com o preço do metro quadrado hoje em dia, a tendência é diminuir a família, os espaços e as complicações, deixando tudo mais prático e valorizado.
Bom, seguem algumas dicas pra aproveitar bem os escassos metros quadrados:

1. Unidade Visual
O mesmo piso na sala, nos quartos, na cozinha, no lavabo? Não torce o nariz, não! A ideia de unificar tudo é muito boa, dá sensação de amplitude e conforto visual. Claro que pra cobrir a casa inteira, o revestimento tem que ser bom pra áreas secas e molhadas e de fácil manutenção. Se você acha que a sua cozinha é muito usada, tira ela e os banheiros do esquema, mas usa o mesmo piso no resto... Aqui em casa é assim: o taco só não vai pra cozinha e pros banheiros (os que tem chuveiros, porque pro lavabo vai sim).




2. Marcenaria Planejada
Acho que essa é a dica de ouro. Uma marcenaria bem feita faz com que você aproveite cada cantinho. Esse planejamento deve ser feito de maneira minuciosa, e, nessas horas (e em outras também...), um arquiteto muda tudo... Pra um resultado bom, você tem que fazer uma auto análise do que você gosta e é importante pra você. Vale até entrar na paranóia de medir os canos das botas mais altas, a coleção, o faqueiro, os vasos, pra ter lugar certo pra todo mundo.



3. Branco? Cores Claras?
Tem que usar branco em tudo. Quem falou? A única coisa que importa é o ambiente ficar iluminado. Ou seja, cores escuras não vão deixar seu mini ap menor ainda, a não ser que o visual fique pesado e escuro. Então, taca tinta na parede, mas naquela perto da janela ou capricha no lustre e nas luminárias. Além disso, compense o coloridão com tons neutros em outros focos.




4. Integracao de Ambientes e Portas de Correr
Todo mundo já percebeu a tendência de derrubar paredes e integrar ambientes. Só que a gente tem que transportá-la pra vida real. Um loft pode ser lindo numa revista, mas não serve se o dono priorizar privacidade e tiver uma família grande. Cozinhas americanas são um charme, mas se você se incomodar com o cheiro de comida, com o "trança trança" de alguém arrumando a louça ou com a baguncinha na pia, elas não são ideais pra você. O home teather unificado também é o máximo, desde que você não se irrite com o marido jogando video game... A solução pra esses problemas existenciais? Portas que integram e separam. E se as portas forem de correr, pontos pro espaço, já que elas não avançam e não atravancam...





5. A cara do dono. Sempre!
Não podemos esquecer do que é importante pra gente. Afinal, queremos um lar e não uma casa...







Fonte: Foto 1, 2,3,4,5,6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15

Um comentário:

  1. Nossa! Amei o post! Fotos inspirados e dicas ótimas e nada óbvias!

    ResponderExcluir