Eu tenho um vaso de lavanda na minha varandinha e, desde que ela floriu, decidi que ia fazer um post sobre esse assunto. Ora, tão linda, delicada e perfumada, ela merece! Só que o tempo passou e, agora, várias florzinhas já secaram e ficam num cinzeiro na mesa de centro onde continuam a perfumar e a alegrar.
Rústica, a lavanda não é exigente quanto à fertilidade do solo, mas este deve ser muito bem drenado e receber isolação direta. A minha recebe sol algumas horas por dia e eu rego toda manhã com um pouquinho d'água. Aprecia o frio mas algumas espécies e variedades toleram o calor tropical.
As florzinhas secas podem ser utilizadas em sachês e pout-porris. O óleo essencial da lavanda (do latim "lavare", "lavar") já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.). O óleo é obtido da destilação das flores, caules e folhas da espécie Lavandula officinalis. As lavandas nos presenteiam com sabonetes, sais de banhos e aromatizadores.
É uma flor linda pra decorar uma festa e também um mimo para ser dado de lembrancinha. Aliás, coisa que a Le Petit Vert faz com maestria, como mostramos aqui.
Texto
Amei o post!!! Lindíssimo!
ResponderExcluirAqui no Chile é cheio de lavanda e rosas brancas! Fica a coisa mais linda!
ResponderExcluirAdorei o post.
beijos
Uau...Que post lindo! Sou apaixonada por este blog. Pronto, confessei. Obrigada por compartilhar as belezas diversas! Bjo, Jê
ResponderExcluirFantástica imagem, Teca! ameeeeeeeei bjs
ResponderExcluirCarmen
Achados de Decoração
Que post lindooo
ResponderExcluirAdoro objetos com a estampa de lavanda!
Que post lindo!!
ResponderExcluirMeninas, é uma delícia estar presente nos posts do blog - sempre muito lindo!!! Obrigada! Beijos, Carmen.
ResponderExcluiramo lavanda e bela essaa imagem
ResponderExcluirAmei o post e confesso que sou outra apaixonada por lavanda!
ResponderExcluir