quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A Beleza dos Bonsais

Apesar da forte associação entre o cultivo de bonsais e a cultura japonesa, foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica, isso há mais de 2000 anos. Em 1220 essa técnica chegou ao Japão onde foi aprimorada e batizada - em japonês, bonsai significa "árvore em bandeja".

A idéia do bonsai é reproduzir em um pequeno vaso como a árvore seria no solo, na natureza. É, portanto, mais do que a miniatura de uma árvore. A planta é conduzida, cuidadosamente modelada e podada para recriar-se a complexidade de um ambiente natural, com interferências do vento, da chuva e do sol. 








Dizem que cuidar de um bonsai não é nada difícil. Eu fiquei meio traumatizada porque quando eu tinha uns 9 anos meu pai me deu um que acabou morrendo... Não sei se foi falta ou excesso de água, se foi fungo ou falta de luz..... De qualquer jeito, os três pontos principais no cuidado com os bonsais são: água, luz, e nutrição. Tem que regar quase todos os dias, ou quando a terra estiver seca, tem que ter luz indireta ou matinal e tem que fertilizar a cada 3 meses, aproximadamente. E a cada 2 anos, mais ou menos, a árvore tem que ser transplantada para um vaso maior. Relaxa se você mora em São Paulo, porque aqui tem uns lugares  que fazem isso e que servem até de hotelzinho pra quando o dono da planta estiver viajando....

Não dá pra não se apaixonar por essas arvorezinhas! Eu quero muito uma! E é uma idéia de presente muito especial, não é? Por exemplo, pras madrinhas do seu casamento....

Fonte: Foto 1 e 3/ 2 e 3 / 5

2 comentários:

  1. Eu ganhei um bonsai e ragava 2 vezes por semana. Resultado: morreu... Fiquei tao triste. Adorei as dicas, eu não sabia que tinha tantas regras.

    ResponderExcluir
  2. Lindos esses bonsais! Gostei muito das dicas: eu tb nao sabia que tinha "regras".

    ResponderExcluir