sábado, 20 de fevereiro de 2010

Listras e mais listras

As listras estão sempre na moda. Podem ser sutis e delicadas, dando o ar da graça apenas em um detalhe ou outro, ou mais vistosas, a ponto de transformarem todo o ambiente e serem o centro das atenções. É um recurso relativamente barato, afinal, algumas vezes necessita-se somente de tinta e pincel. Talvez seja esse o toque que você está procurando pra mudar a cara da sua casa....

Mas antes de partir para a ação, é bom ficar antento a algumas dicas de como aderir ao listrado na decoração:

• Evite deixar listras perto de listras: A não ser que você tenha muita certeza de que quer um visual meio psicodélico, mescle paredes lisas com móveis listrados e vice-versa.

• Estampas combinam com listrados desde que falem a mesma língua, ou seja,  sigam um jogo harmônico de cores e estilo.

• Se você está com medo de arriscar, que tal investir nas listras tom sobre tom?

• Um tapete listrado veste a sala. Mas cuidado se o piso for naturalmente listrado, como os de taco de madeira! Se as listras do tapete obedecerem a mesma largura e direção do desenho do chão, vai ficar com cara de um "conjuntinho"que não deu certo. Então, escolha listras bem mais grossas ou mais finas para dar contraste.

 • Abuse da assimetria: cada listra de uma largura, num padrão repetitivo, mas não monótono.

• Uma parede listrada não precisa de enfeites. Por si só, a listra é um elemento decorativo e a parede pode ficar vazia. A obra ideal para colocar ali, se você fizer questão, é uma pintura ou escultura monocromática.

• Se mesmo assim você quiser ousar e colocar um quadro ou gravura colorido sobre uma parede com listras, use uma moldura larga, de uma cor diferente das já utilizadas. Dessa maneira, delimitará o espaço e  as cores da obra não se misturarão à padronagem.

• Está insegura em adotar de vez o listrado?  Então apele para os acessórios. Listras em luminárias, vasos, toalhas ou caminhos de mesa e almofadas são sempre um charme a mais.

• Um jeito light de incorporar as listras à casa, é investir nos lambris, aquelas ripas originalmente de madeira, que podem ser horizontais ou verticais.







          











Fonte: Foto 1, 2 e 4. Foto 3 e 5. Foto 6, 7, 8 e 9.

2 comentários: