quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Casas na Árvore

"A diferença entre homens e meninos é o preço de seus brinquedos"...
Que criança nunca sonhou em ter uma casa na árvore? Em geral,  esse sonho envolvia uma figueira bem grande, algumas tábuas mal colocadas e pouco espaço, certo? Pois é, mas o sonho cresceu e tem muita casa na árvore por aí que é bem mais do que tábuas pregadas de qualquer jeito.
A casa abaixo fica  na Alemanha, em Osnabrück. Ela é um projeto do arquiteto Andreas Wenning. Antes de receber a construção, a árvore passou por um checkup completo, incluindo ultrassonografia para receber o aval  de sustentar uma casa. E que casa!










Essa outra foto é da maior casa na árvore do mundo que mede 557 m². Fica na Escócia e tem um restaurante para 120 pessoas, loja, duas salas de aula e duas salas de jantar particulares. Foi inaugurada em 2005 e é basicamente um labirinto de passagens entre as árvores, apesar de não ser uma casa na árvore legítima, por ter sustentação também no chão (não que isso importe, né?).



Em 2008, na Casa Cor de São Paulo, os arquitetos Fernanda Abs e Fred Benedetti fizeram esse chalé  montado na altura da copa das árvores. Também não era uma casa na árvore legítima, mas que tava maravilhoso tava! Eles souberam aliar a rusticidade com o conforto e não tinha quem não tivesse vontade de ficar lá mais um pouquinho.
Ah, e  repara na cadeira Sérgio Rodrigues Que linda! Acho que se eu tivesse uma casa na árvore, eu ia querer algo mais ou menos assim:










Essa última casa foi projetada em 1997 por Robert Harvey Oshatz, mas só foi concluída em 2004. Ela é localizada na floresta de Portland (Oregon, EUA). Pensando bem, eu não ia achar nada mau ter uma dessas...







2 comentários:

  1. Que maximo!!! Amei essas casas!

    ResponderExcluir
  2. muito legais os projetos, parabéns pela criatividade!!!!!!!!

    ResponderExcluir