quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Gravuras - parte 1


Gravura é a impressão gráfica feita através de uma matriz, de um molde. A matriz é uma superfície dura trabalhada de modo a apresentar ranhuras, relevos, corrosões e formas. Ao ser coberta por tinta (ou por outro pigmento) e pressionada contra o papel, como um carimbo, reproduz-se uma imagem. Esse processo pode ser repetido, obtendo-se resultados iguais, ao contrário do desenho ou pintura.
  
Cada reprodução é numerada e assinada. Tiragem é o nome da totalidade de cópias de uma gravura. Em geral, a numeração aparece no canto inferior esquerdo. São dois números: o primeiro indica o número do exemplar e o segundo quantas cópias foram produzidas apartir daquela matriz.

A diferença entre gravura e pôster é que o último é produto de processos gráficos automáticos, reproduzido em larga escala, sem a intervenção do artista.

 





As fotos acima são de gravuras de Aldemir Martins.
 

5 comentários:

  1. Gentem, eu sempre quis saber isso, mas não tinha pra quem perguntar!!!! Só me expliquem, pufavô, o que é xilogravura!!! Obrigada, vcs são d+!

    ResponderExcluir
  2. adoro os gatos do Aldemir Martins

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia direito o q era gravura e o q era pintura... legal saber! Cultura, né?

    Cinthia

    ResponderExcluir
  4. Adoro seu blog!!
    Aproveito para informar que estamos realizando um leilão beneficente com término no sábado e com a oportunidade de arrematar algumas gravuras e obras de arte do pintor,que o seu filho, Pedro Martins, nos disponibilizou para a venda.

    Para informações, e lances online, visite o nosso site: www.unileiloes.com.br

    abçs

    Fabiana

    11.5041.5278





    ResponderExcluir